Perguntas

Sobre Alcoolismo

Qual é a definição de alcoolismo?

Sobre alcoolismo.org

Quando foi fundado o alcoolismo.org

Sobre as Consultas

Onde são as consultas em Portugal?

Visite o fórum para ver uma lista de locais onde poderá iniciar o tratamento em Portugal clicando aqui.

Sobre o Baclofeno

Como é que o Baclofeno me ajuda a parar de beber?

O Baclofeno estimula a ação do GABA, que é o principal sistema inibitório no cérebro. Embora o mecanismo preciso de ação para o efeito do Baclofeno no tratamento do álcool seja desconhecido, existem três tipos de efeitos.
Primeiro, a medicação pode reduzir o desejo, que é o desejo ou desejo de beber.
Segundo, a medicação ajuda os pacientes a permanecerem abstinentes ou ficarem parados.
Terceiro, a medicação pode suprimir os sintomas de ansiedade associados à dependência de álcool.

Como se sente a tomar Baclofeno?

Os pacientes geralmente relatam que desconhecem em grande parte a medicação. A medicação geralmente não tem efeitos psicológicos e os pacientes não se sentem nem “altos” nem “baixos”.

Existe investigação sobre o tratamento com Baclofeno?

Visite o fórum para aceder à investigação sobre o tratamento com Baclofeno clicando aqui.

Existem pessoas que não devem tomar o Baclofeno?

A medicação para dependência de álcool não deve ser usada em mulheres grávidas, indivíduos com abstinência alcoólica clinicamente evidente que exija tratamento com benzodiazepínicos, pacientes com sonolência persistente devido a insuficiência hepática ou com pacientes que não conseguem alcançar a abstinência por pelo menos 3 dias antes do início da medicação.

Fico doente se beber enquanto estiver a tomar Baclofeno?

Não. A medicação não causará uma resposta física severa ao beber. No entanto, dados os possíveis efeitos colaterais da sonolência, recomenda-se que os pacientes limitem a ingestão de álcool durante a medicação.

O Baclofeno realmente funciona?

O Baclofeno foi estudado como um tratamento para pessoas com doença hepática que não conseguem parar de beber. Duas vezes mais pessoas que tomaram Baclofeno pararam de beber em comparação com aquelas que tomaram placebo ou pílula inativa.

Onde posso oferecer o meu testemunho de tratamento com Baclofeno?

Visite o fórum para oferecer o seu testemunho de tratamento com Baclofeno clicando aqui.

Posso tomar outros medicamentos com Baclofeno?

É provável que o Baclofeno tenha pouco impacto em outros medicamentos que os pacientes geralmente usam, como antibióticos, analgésicos não-opiáceos (como aspirina, acetaminofeno, ibuprofeno) e medicamentos para alergia. Você deve informar o seu médico quais medicamentos está a tomar presentemente, para que possíveis interações possam ser avaliadas.
O principal efeito ativo do Baclofeno está no sistema GABA. Os medicamentos sedativos e ansiolíticos também funcionam nesse sistema de maneira semelhante (embora ligeiramente diferente). O Baclofeno pode, portanto, ter um efeito aditivo com tais medicamentos.

Quais são os efeitos secundários do Baclofeno?

Em estudos de pesquisa de Baclofeno em pacientes dependentes de álcool com cirrose hepática, os efeitos secundários ocorreram em menos de 2 em 10 pessoas. Os efeitos colaterais que ocorreram foram dor de cabeça, sonolência, vertigem e cansaço. Esses efeitos secundários foram geralmente leves e de curta duração. Nenhum doente interrompeu o tratamento com Baclofeno neste intervalo de dose devido a um efeito secundário. O Baclofeno também está associado a um risco raro (1%) de abstinência leve e transitório.
Outros estudos descobriram que o efeito secundário mais comum do tratamento com Baclofeno é a sonolência. Não conduza ou opere a máquina a menos que tenha certeza de poder realizar tais tarefas com segurança.

Quanto tempo leva o Baclofeno a fazer efeito?

Os efeitos das medicações ocorrerão de 2 a 4 horas após você ter tomado a primeira dose.

Se eu beber, o Baclofeno me deixará sóbrio se eu o tomar?

Não, a medicação não vai impedir você de ficar bêbado se beber. Não reduz os efeitos do álcool que afetam a coordenação e o julgamento.